Caxumba
Uma das doenças típicas da infância é a caxumba. Provocada por um vírus, ela é altamente contagiosa e tem maior incidência no fim do inverno e no começo da primavera.
A caxumba não é uma doença grave, no entanto não é por isso que não são necessários cuidados especiais quando se é acometido pela doença – que contamina principalmente crianças a partir de dois anos de idade.
Complicações
Das complicações a mais temida entre os homens é a Orquite (inflamação dos testículos). Em geral, a inflamação dos testículos começa quando o inchaço da parótida já está regredindo. Eventualmente, pode ocorrer mesmo sem a evidência de parotidite. O testículo fica inchado, dolorido, quente e aumenta de volume. A febre se eleva e o doente sente-se piorar. Ao fim de aproximadamente uma semana, os sintomas desaparecem. Em metade dos pacientes, a cura é integral. Mas a reação inflamatória se processa em focos e em geral poupa ao menos uma parte dos testículos e não determina atrofia completa, mantendo-se a fertilidade do doente.
Entre as mulheres a infecção temida é a Oferite, que pode aparecer na mulher adulta, é mais rara ainda que a orquite, e não parece ser causa de esterilidade. O pâncreas também pode ser afetado, sofrendo uma pancreatite que, em geral, se cura espontaneamente em poucos dias. Outros órgãos, como o coração, os rins e a glândula tireóide também podem ser atingidos, o que origina miocardite, nefrite ou tireoidite.
O sistema nervoso freqüentemente é atingido pelo vírus da caxumba, mas sem complicação, dores de cabeça são o maior indicativo desta infestação, raras vezes chega ao estado de uma meningite ou encefalite, quando isso acontece, são curadas sem deixar qualquer tipo de marcas.
http://www.colegioiesp.com.br/home.mais.php?cmpt=caxumba
postado por: Acadêmica de enfermagem - Edy Belé -
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário